História Marcante da Academia Ouro Preto: A Trajetória de Mestre Mofacto

 História Marcante da Academia Ouro Preto: A Trajetória de Mestre Mofacto

capoeira outro preto




Em 1969, nasceu a Academia Ouro Preto do Brasil, sob a liderança do primeiro mestre do grupo, Eliseu Modesto de Souza, conhecido como Mestre Dois de Ouro. O ponto de partida dessa jornada ocorreu em Ouro Preto, município de Minas Gerais.

Três anos mais tarde, em 1972, o grupo formalizou-se como Associação de Capoeira Ouro Preto (ACOP), graças à iniciativa de Mestre Paulo Mofacto. Porém, em 1983, Mestre Mofacto assumiu o comando do grupo após o falecimento de seu irmão Paulo.

Pedro da Silva Mofacto, atual mestre e presidente do grupo, teve seu início na capoeira em 1963. Em 1980, conquistou sua primeira graduação de Mestre, o cordel branco e verde, e em 1984, foi um dos fundadores e diretores da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro (FCRJ).

Ao longo dos anos, Mestre Mofacto alcançou notáveis conquistas, obtendo sua segunda graduação de Mestre, o cordel branco e amarelo, em 1993, e sua terceira graduação, o cordel branco e azul, em 2003. Em 2015, completou sua última graduação, ostentando o cordel totalmente branco.

Além de suas realizações individuais, Mestre Mofacto desempenhou papel fundamental como Diretor da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ) e, atualmente, atua como Diretor do Conselho Fiscal da Federação Cultural de Capoeira Desportiva do Estado do Rio De Janeiro.

Apesar das adversidades enfrentadas ao longo de sua vida, Mestre Mofacto continua firme, ministrando aulas todas as segundas, das 19h às 20:30h, na rua Bandeira de Melo, 291, em Realengo. Seu legado se reflete nos alunos que se tornaram mestres, como Paulo Mofacto, Washington, Pedro Mofacto e Jorge.

A filial de Realengo mantém viva a tradição, com alunos dedicados como Gaivota, Borboleta, Amiga Ritiele, Destruidor, Predador, Piton Transformers, Tigrão Lion, Rasta Princesa e o mais recente integrante, Jorginho. A história da Academia Ouro Preto é marcada pela resiliência e pela continuidade do ensino da capoeira sob a liderança inspiradora de Mestre Mofacto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mestre Del: Da Rua L à Glória na Capoeira e Além - Uma Jornada de Superação e Transformação Social

Contramestre Jacob: Uma Vida Dedicada à Capoeira e ao Desenvolvimento Social em Macaé

Mestre Anisio: A Jornada de um Guardião da Capoeira que Transforma Vidas